O chamado | A resposta
O chamado A raiz da vocação é o CHAMADO.
No “Dicionário Teológico de Vida Consagrada” – vocação é o encontro de duas liberdades. A liberdade de Deus que nos faz um chamado gratuito, e na minha liberdade que escolho responder ou não esse chamado.
Deus não faz um chamado a alguém que não possa responder, Ele nos chama em nossa realidade e nos dá meios para responder através dela.
Nossa primeira vocação é o chamado à santidade. Nós não somos santos, mas queremos ser santos. Todo aquele que é batizado tem essa vocação.
Para uma vida consagrada segundo o Pe. João Mohana a vocação é um dinamismo entre duas etapas:
DESEJO (de entregar-se a Deus, de amá-Lo, ao serviço do outro) – nós não damos o que não temos, primeiro precisamos nos ajudar.
DECISÃO - Liberdade de responder ou não. O desejo é passível de mudança, é vulnerável, mas a decisão sustenta independente das coisas/pessoas.
A resposta
Vocação é um chamado que exige resposta, ou seja, você pode responder ou não, você tem o livre arbítrio. Conforme vimos na parte do chamado vocação é o encontro de duas liberdades. A liberdade de Deus que nos faz um chamado gratuito e a minha liberdade de RESPONDER ou não esse chamado.
Quando respondemos ao chamado não importa minhas capacidades ou circunstâncias que esteja passando, mas é preciso confiar na grandiosidade de Deus, como no exemplo de Noé que não era carpinteiro, mas responde ao chamado. Ele não questiona porque ele não olha para o tamanho da barca, e sim para o poder de Deus.
Deus nos dá meios para responder a esse chamado. O Senhor não nos chama para fazer algo, mas para ser um com Ele.
O Pe. João Mohana ainda dirá que: “Somos escolhidos para seguir Jesus para segui-lo numa total disponibilidade. Não é do jeito que der. Não posso banalizar a minha vocação. A convicção da escolha de Deus traz o meu comprometimento. A minha vocação não é opção da minha vontade mas o chamado daquilo que o Senhor escolheu para mim. Sem essa total disponibilidade seremos “mornos”. O batismo te inseriu no corpo de Cristo, a sua vocação te insere na Igreja, por isso o que a Igreja ordena/pensa é lei. Não concordar é trair a sua fé. (relativismo / apostasia). Entramos na Igreja para doar a vida e não para receber. “Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo tome a sua cruz e segue-me”. A intimidade começa quando eu tenho coragem de ser eu mesmo diante de Jesus.”
É preciso rezar e discernir cada vocação para que desta forma sejamos inteiramente felizes para aquilo que Deus nos criou.
O PROCESSO
O processo vocacional da Comunidade Cenáculo Imaculado Coração de Maria, é aberto para aqueles que se sentem chamados a esse carisma, se você participa das nossas missões e um dia foi envolvido por algo diferente, onde a certeza que você tem é que Deus o chama, venha fazer parte desse processo.
Esse processo é realizado através de uma ficha que normalmente é distribuida nas missões da Comunidade que é preenchida ou clicando aqui para mais informações: (https://wa.me/551634096990) e quando entregue é analisada para assim acontecer uma entrevista com os candidatos, feito a entrevista aos que foram aprovados é enviado uma carta para comparecerem na data, hora e local da primeira formação, essa que é feita em 10 meses uma vez por mês até o dia do retiro final, assim concluído o vocacionado entra no corpo da obra e a cada ano tem uma etapa de formação a ser concluída até a consagração ao carisma. Os processos Vocacionais iniciam em AGOSTO e encerram na primeira semana de DEZEMBRO de todos os anos.
Se o candidato não é aprovado na entrevista ou tenha alguma reserva que o impessa, convidamos ao mesmo a entrar no 3° Elo (https://wa.me/551634096990) , que é uma forma que a Comunidade oferece para aqueles que desejam ajudar a obra com o seu tempo e aquilo que podem, o 3° Elo oferece ao participante uma oportunidade de estar mais perto da obra e assim poder conhecer e entender mais quem somos.
A qualquer dúvida estamos à disposição! Só entrar em contato através do nosso Whastapp: (https://wa.me/551634096990)
Deus abençoe e a virgem Maria o acompanhe.