Patronos

Santa Terezinha do Menino Jesus |São Miguel Arcanjo | São Pio de Pietrelcina

Santa Terezinha do Menino Jesus
           Os pais de Santa Terezinha, Louis e Zelie Martin, hoje canoniz.No dia 02/01/1873 na pequena cidade de Alencon na França, nasce Maria Francisca Tereza Martin, a caçula de uma família de nove irmãos onde somente cinco meninas sobreviveram, tornandados, criaram a filha cercada de mimos e muito carinho e uma forte espiritualidade e devoção a Santíssima Virgem Maria.
Terezinha era uma menina extremamente inteligente e queria todas as atenções voltadas para si. Teve sua verdadeira conversão aos 13 anos, no Natal, quando ela pode perceber que as atenções que ela dava a si mesma, não poderiam ser voltadas para ela, mas para o bom Deus. Ela passa então a viver numa busca confiante de amar a Deus com todas as suas forças. Aos 15 anos com o desejo de entrar para o Carmelo, ela faz um penteado, para aparentar mais velha e vai à Roma para pedir permissão ao papa.
            Percebemos em Santa Terezinha uma submissão de toda a sua humanidade a Deus, atingindo uma maturidade espiritual tão jovem. Seu crescimento espiritual e humano culminou numa vida de santidade que se tornou exemplo para nós. Encerrando sua vida nesta terra com apenas 24 anos.
            Santa Terezinha nos ensina a doutrina da pequena via espiritual que podemos traduzir como abandono nos braços de Deus. Ela que queria ser santa, reconhecia suas limitações, fraquezas e incapacidades e diante do seu desejo intenso de amar a Deus descobre esse caminho rápido que dá acesso ao coração de Deus, como um meio de amar e agradar ao Senhor fazendo com amor as pequenas coisas do seu cotidiano, nos deixando a lição de que não importa o que fazemos, mais como fazemos.
            Para nós da Comunidade Cenáculo esse caminho da pequena via é um meio que Deus nos dá para viver o nosso carisma, numa entrega, sem reservas nem medo, numa confiança plena e num verdadeiro abandono nos braços do bom Deus. Santa Terezinha se faz uma ardente missionária sem nunca ter saído do Carmelo, se tornando a Padroeira das Missões, através das suas orações e penitências. Nossa Comunidade se identifica com esse compromisso de evangelizar onde o Senhor nos levar.
            Finalmente Santa Terezinha descobre que sua vocação na Igreja é o Amor. Com ela podemos aprender a amar a Deus com todo o nosso coração e fazê-Lo amado com a força do Espírito Santo, reconhecendo no nosso nada a grandeza da sua misericórdia.   Abraçando a nossa cruz, acolhendo a vontade de Deus para nós, aceitando tudo com paciência, suportando os sofrimentos, mesmo quando não entendemos para podermos um dia quem sabe dizer como ela no fim da nossa vida:   “Eu não morro, eu entro na vida... Mergulho, enfim, no Amor...”.
            Santa Terezinha, rogai por nós. 

São Miguel Arcanjo 
           
Quis ut Deus? – Nilli Quis ut Deus!
            São Miguel Arcanjo, cujo nome tem origem Hebraica que significa: “Quem como Deus?”, é considerado chefe dos exércitos celestiais e guardião da Santa Igreja Católica. Seu nome é citado três vezes na Sagrada Escritura, em Daniel 12, 1. Apocalipse 12,7 e na carta de São Judas 1, 9.
            Assim nos diz o Catecismo da Igreja Católica: “Desde o seu começo até à morte a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. «Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida». Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.” Parágrafo 336.
            No desejo incessante de querer levar “os homens a Cristo e Cristo aos homens”, a Comunidade Cenáculo tem como um de seus baluartes São Miguel Arcanjo.
            Para nós a presença de São Miguel é fortemente experimentada através do carisma em nossas missões. É uma das principais características da nossa espiritualidade - o combate e a obediência.
            As suas virtudes e até mesmo sua função expressada na Sagrada Escritura norteiam nossa consagração e nossa vida de oração, pois como o Arcanjo Miguel, desejamos salvar almas libertando-as das artimanhas projetadas pelo inimigo, por isso nosso carisma tem como presença marcante em suas orações a cura e libertação.
            Na luta travada por este carisma contra o mal, São Miguel nos auxilia e nos socorre para que levemos as pessoas à uma profunda e verdadeira intimidade com Deus, devolvendo-as a dignidade de serem filhas e filhos amados de Deus.
            A Quaresma a São Miguel Arcanjo é um tempo especial de oração e penitência. Tem início, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto, e termina no dia 28 de setembro, véspera da festa aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael no dia 29 de setembro. São Miguel, sobretudo, a quem cabe o papel de introduzir as almas no paraíso, é objetivo de uma devoção especial, em razão do desejo de salvar a todos os homens.
            Cremos que São Miguel nos escolheu e assim o temos como patrono e guardião.
            “São Miguel proclama e nossa alma clama: Quem como Deus? Ninguém como Deus!”
            São Miguel Arcanjo, rogai por nós.

São Pio de Pietrelcina
           
São Padre Pio tinha um ardente desejo de ser ordenado sacerdote e devido a seu estado de saúde tinha medo de morrer antes de receber a graça do sacerdócio, por isso pedia a Deus que antes de morrer ele desejava ser padre.
            Aos 23 anos realiza seu sonho e é então ordenado sacerdote no dia 10 de agosto de 1910, estando presente na cerimônia de ordenação sua mãe e o arcebispo de Pietrelcina. Seu pai não compareceu à ocasião porque estava no continente americano como imigrante para conseguir dinheiro para que seu filho pudesse estudar.
            Alguns meses após sua ordenação, padre Pio recebeu pela primeira vez os estigmas visíveis nas mãos, assustado pediu para o Senhor que o livrasse daquelas feridas, e Deus atendeu o seu pedido, porém durante 8 anos os estigmas apareciam e sumia, havendo o período dos estigmas que estando visível ou invisível deixava suas marcas de dor.
            Por motivo de saúde depois de sacerdote permaneceu na sua cidade natal Pietrelcina, ficando um tempo recolhido em um convento. Com o agravamento do seu estado de saúde, não conseguia se alimentar e durante 40 dias se alimentava apenas de eucaristia, recebendo visões celestes e aparições diabólicas.
            O amor de Padre Pio por Jesus e Maria era muito grande, e nos momentos de êxtase tinha visões do céu, dos anjos e santos e conversava com eles, declarando seu amor por Jesus e pela Virgem Santíssima, em orações de profunda intimidade. No dia 04 de setembro de 1916, Padre Pio foi para San Giovanni Rotondo e desde então não mais saiu de lá, se retirando apenas por ordem militar, para consolar os doentes e dar extrema unção ou outros casos específicos.
            Foi diretor espiritual dos irmãos do noviciado que tinham deixado o seminário franciscano, se dedicando a meditação, oração e penitência.
            Nossa Comunidade tem São Padre Pio como nosso baluarte, pois há alguns anos atrás nosso fundador viu o rosto desse santo num adesivo de carro, achou aquele senhor estranho e não procurou nada sobre ele.
            Um certo dia apareceu na garagem de sua casa um livro contando a vida desse santo já interessado em conhecê-lo, procurou informações acerca dele para poder saber mais a seu respeito e acabou se apaixonando.
            Nesse meio tempo a comunidade começava sua caminhada e viu em São Padre Pio um grande exemplo a ser imitado na “sequela Christi”, no seguimento de Cristo. Homem de intensa vida de oração, que carregava no coração um profundo e ardente amor por Jesus especialmente no mistério da Santa Missa, Padre Pio deixa para a comunidade Cenáculo as mesmas marcas e desejos, ou seja, a “mística da intimidade”.
            Esse santo foi tão íntimo de Jesus que o próprio Cristo estampou sua imagem crucificado em seu próprio corpo, trazendo assim estigmas em suas mãos, pés e peito além de sofrer todas as atrozes dores da cruz.
Aos membros da Comunidade Cenáculo, Padre Pio vem auxiliando com sua intercessão de modo que nada interponha no coração de todo consagrado o amor à Cristo e a Igreja fazendo também de suas vidas uma constante “mística da intimidade”.
           
São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!