Etapas Formativas

“Somos potes de barros, miseráveis, mas que carregamos um tesouro que é o Espírito Santo”.

São João Paulo II nos diz:

    “No nosso mundo, com frequência dominado por uma cultura secularizada que fomenta e difunde modelos de vida sem Deus, a fé de muitos é posta à dura prova e, não raro, é sufocada e extinta. Percebe-se, então, com urgência, a necessidade de um anúncio forte e de uma sólida e aprofundada formação cristã. Como é grande, hoje, a necessidade de personalidades cristãs amadurecidas, conscientes da própria identidade batismal, da própria vocação e missão na Igreja e no mundo! E eis, então, os movimentos e as novas comunidades eclesiais: eles são a resposta, suscitada pelo Espírito Santo, a este dramático desafio do final de milênio. Vós sois esta resposta providencial”. (Discurso do Papa João Paulo II aos participantes do congresso mundial dos movimentos e Novas Comunidades)

 

Etapas formativas – Comunidade Cenáculo

Vocacionado – duração 1 ano

Juniorato I, II, III – duração 3 anos

Postulantado I, II e III – duração 3 anos

Discipulado I e II – duração 2 anos

Discipulado III – (formação continuada discernimento e preparação para uma consagração definitiva)

Vínculos Perpétuos (formação permanente)

 

Vocacionado – Kerigma

Anúncio, ordem, pregação do Evangelho.

Nesta etapa trabalha-se com a formação voltada para o Kerigma, como resposta a um chamado, uma vocação, que tem com o objetivo, de aprofundar a experiência com Jesus através do anúncio do Amor de Deus e fomentar o uso dos Carismas do Espírito Santo.

 

Juniorato I

Na fase do Juniorato, trabalha-se com o membro a vida pessoal para transformar a vida comunitária, juntamente com a formação pessoal trabalha-se a conversão, vocação obediência e compromisso.

 

Juniorato II - koinonia

A conversão transborda na vida fraterna.

Nesta fase se trabalha o processo de Cura Interior, trabalhando assim a vida pessoal para transformar a vida comunitária e também o aspecto comunitário, onde se sai da minha vida (eu pessoal) para ajudar o outro.

 

Juniorato III – Metanóia

Esta fase tem o intuito de promover uma conversão verdadeira a Cristo através da decisão livre e pessoal, trabalha-se a questão da revelação– Dei Verbum – Deus que se revela- A transmissão dessa revelação se dá pela Igreja e Eclesiologia.

 

Postulantado I

Nesta fase dá-se continuidade a Metanóia, a pessoa que opta por essa mudança de mentalidade deve abraçar os desafios decorrentes da vivência do Evangelho, trabalhando com o membro Mariologia e Liturgia dentro desse processo de mudança de mentalidade.

 

Postulantado II

Dentro do processo do Metanóia trabalha-se com o membro nessa fase os sacramentos e a Instituição da eucaristia e sacerdócio.

 

Postulantado III – Filotéia

Amizade com Deus, piedoso. Essa fase visa ao amadurecimento espiritual. Pneunmatologia (Pessoa do Espirito santos)

 

Discipulado I

O objetivo dessa fase é formar autênticas testemunhas de Cristo e desenvolver o espírito missionário, trabalha-se o antigo testamento com o Pentateuco, Livros Sapienciais, Históricos E Proféticos

 

Discipulado II

Nesta fase dá-se continuidade a formação de autênticas testemunhas de Cristo, tendo como grade formativa os Evangelhos Sinóticos e Literatura Joanina.

 

Discipulado III

A resposta de quem trilha a fase ao sofrimento da humanidade deve ser a oferta da própria vida, trabalha-se nessa fase o Atos dos Apóstolo e Cartas ou Epístolas Paulinas

 

VÍNCULOS PERPÉTUOS - Formação permanente

Nesta fase trabalha-se na formação com o membro as atualidades da Igreja