"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele, diz o Senhor”- (Jo 6, 56)
Publicado em 30/05/2024
Celebramos hoje, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos dizer que é uma das verdades mais extraordinárias da nossa fé e o centro da nossa vida católica. Jesus está vivo, escondido em um pedaço de pão, na aparência do vinho, verdadeiramente Ele está presente, pronto para ficar conosco, para adentrar no mais íntimo do nosso ser e transformar nossa humanidade, fazendo-nos participantes de sua Divindade. O Catecismo da Igreja Católica, em seu parágrafo 1402, ressalta a Eucaristia como “Penhor da glória futura”. Exclamando que, em uma antiga oração, a Igreja aclama o mistério da Eucaristia: “O sacrum convivium in quo Christus sumitur. Recolitur memoria passionis eius; mens impletur gratia etffiturae gloriae nobis pignus datur – Ó banquete tão sagrado, em que Cristo é alimentado, a memória é celebrada de seu santo sofrimento; novamente se enriquece com a graça em seu fulgor; da futura glória eterna nos é dado o penhor. ” Se a Eucaristia é o memorial da páscoa do Senhor, se por nossa comunhão ao altar somos repletos “de todas as graças e bênçãos do céu”, a Eucaristia é também a antecipação da glória celeste.
A Eucaristia é o coração da Igreja, porque Jesus Cristo envolve seus membros em união ao Seu Santo Sacrifício de amor. São Pio X nos diz: “A devoção à Eucaristia é a mais nobre porque tem Deus como objeto; é o mais proveitoso para a Salvação, porque nos dá o Autor da Graça; é o mais doce, porque o Senhor é a própria doçura”. Desde o Salmo 80, 17 “O Senhor os alimentou com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou”, Deus adoça nossa boca e todo nosso ser com Sua Presença, e Jesus é a consumação e a aliança eterna dessa verdade.
Gostaria de deixar um pequeno trecho de um poema de Santa Terezinha do Menino Jesus sobre a Eucaristia: “Tu que conheces minha extrema pequenez que não receias nunca abaixar-te até mim, vem a meu coração, Hóstia branca que amo, vem a meu coração que anseia só por Ti! Desejo demais que tua bondade me faça morrer de amor após este favor. Escuta, meu Jesus, meu grito de ternura: Vem ao meu coração. ”
Bendito seja Jesus, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, penhor de nossa existência e sustento de nossa alma, remédio seguro e eficaz frente os males que assolam nosso corpo, força e vigor dos nossos dias, esperança que nunca morre, alegria inefável, amor incomparável; bendito seja Jesus, no Santíssimo Sacramento do Altar.
Que nesta Solenidade magnífica, peçamos a Deus que Ele nos dê fé nestas verdades e que derrame o Espírito Santo em nossos corações para que nós tenhamos um amor fervoroso pela Eucaristia.
“A Eucaristia é o coração que dá vida à Igreja”- Bento XVI
Por: Hérica Andrade,
Consagrada da Comunidade Cenáculo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
REDES SOCIAIS:
Facebook: @cenaculofranca
Instagram: https://www.instagram.com/comunidadecenaculofca/
Youtube: Comunidade Cenáculo
----------------------------------------------------------------------------------------------------------