"SÁBADO SANTO"

."Feliz aquela que acreditou...” (Lc 1, 45)
Publicado em 22/03/2024

.

                 O Sábado Santo é o único dia que não se celebra a liturgia, o dia que começou com o pôr do sol da sexta-feira e que irá terminar no pôr do sol do sábado, a Santa Igreja apenas celebra o sacramento da penitência e os doentes podem receber a unção dos enfermos. Mas neste dia, ninguém recebe a Sagrada Comunhão, pois a Igreja está sem Seu Senhor, a esposa está ansiosa pela volta gloriosa de Seus Esposo!

                A tradição nos coloca neste dia Santo, que a Igreja pode ser reduzida a uma única pessoa: a Santíssima Virgem Maria. Este grande mistério de fé e amor, assertivamente reconhece Nossa Senhora participante da Obra Salvífica de Jesus Cristo. Quando Jesus fora depositado ao túmulo e a grande pedra fechou o sepulcro, a fé do mundo foi reduzida e conservada vigorosa no coração Imaculado da Virgem Maria. Ela tinha a certeza da Ressurreição, sabia que o Verbo Encarnado era a Verdade e a Vida, tinha a certeza que Seu Filho era o Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, aquele que tiraria os pecados do mundo e venceria a morte, pois era a própria promessa de Vida Eterna.

               A doce espera da Virgem Maria estava se repetindo, de uma forma completamente distinta do nascimento de Jesus, mas com o mesmo sentimento e convicção de que Deus nos ama sem limites. A lança que transpassara sua alma ao acompanhar Jesus em sua paixão e morte, trouxe o silêncio em seus lábios, que estavam contidos por tamanha dor, ela não sabia o que dizer, a Virgem do Silêncio amava e permanecia de pé junto à Cruz; mas agora, neste dia que procede a ressurreição, ela deveria estar sem palavras, por tamanha alegria em poder contemplar Seu Filho Glorioso. Imaginemos a alegria de Nossa Senhora, na feliz esperança de rever Jesus, não mais coberto de flagelos, cusparadas, dores e sofrimentos, mas repleto de glória e poder, rodeado não por soldados cruéis e pessoas indiferentes, mas por anjos, arcanjos e por todos aqueles que Jesus resgatou da mansão dos mortos.

Arte: Ana Boiani, Membro da Comunidade Cenáculo.

               Neste dia onde a esperança marca forte presença em nossos corações, a Santíssima Virgem Maria nos ensina que a dor e o sofrimento têm hora para terminar, porque, com Jesus, tudo se faz novo, Ele próprio nos diz: “Eis que eu renovo todas as coisas” (Ap 21, 15). Agora, estamos no silêncio e na solidão, pois nosso Mestre está dormindo em seu corpo humano, mas em sua Divindade, está acordando aqueles que adormeceram nas profundezas da morte. “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará” (Ef 5,14). Jesus está abrindo as portas da vida eterna para seus filhos, nós, almas compradas por um alto preço, valor inestimável, inscritos no madeiro.

             Roguemos a Deus que nos conceda um pouco da fé da Santíssima Virgem Maria, que essa grande graça achegue e permaneça em nossos corações de forma que só aumente com uma vida de entrega, serviço e cumprimento da vontade de Deus. Que Nossa Senhora nos ensine a esperar ansiosamente pela Páscoa do Senhor! Jesus não se foi, Ele ficará conosco, assim como prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Aguardemos o Dia que não tem Fim!

       EXSULTET! - “OH, ADMIRÁVEL CONDESCENDÊNCIA DA VOSSA GRAÇA! ”

Por: Hérica Andrade,
Consagrada da Comunidade Cenáculo. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

REDES SOCIAIS: 
Facebook: @cenaculofranca 
Instagram: https://www.instagram.com/comunidadecenaculofca/ 
Youtube: Comunidade Cenáculo 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compartilhe em suas redes sociais