“SANTA MARIA MÃE DE DEUS”

- PRIMEIRO DIA DO ANO DE 2024 -
Publicado em 01/01/2024

      Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da Encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus.

      No século IV, Santo Atanásio dizia que: “A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo idêntico ao nosso”. Fazendo a relação deste mistério da Encarnação, no qual o Verbo assumiu a condição da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminuição; é sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma só Divindade. Assim, a Igreja proclama um único Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Santíssima Virgem é a Mãe de Deus.

Arte: Leandra Leite, Consagrada da Comunidade Cenáculo

      Ao afirmar que Maria é mãe de Deus (Theotokos), e não apenas “Mãe de Jesus”, estamos automaticamente afirmando que o Nosso Senhor Jesus Cristo se fez homem, sem deixar de ser Deus. Sendo a natureza humana indissociável da natureza Divina, ao afirmar que Maria é Mãe de Deus, demonstramos que Nossa Mãe trouxe ao mundo o Primogênito que iria salvar a humanidade, por completo. Maria foi concebida sem pecado, seu corpo foi preservado da corrupção, sendo assunta ao céu, ela também permaneceu virgem antes, durante e depois do parto, por ser Mãe de Deus! Todas as graças que Nossa Senhora recebeu, decorrem de forma especial da sua eleição por ser Mãe de Deus.

      No primeiro dia do ano, somos chamados a olhar para Maria que, em seus braços, nos mostra Jesus. No quadro de graças da Mãe e Rainha, ela assim se apresenta, de maneira como que a entregar Jesus para todos nós. Ao tomar seu Divino Filho nos braços, nós nos tornamos com ela: levamos Jesus a tantas casas que precisam dEle, fazendo os corações pularem de alegria, como aconteceu na casa de Isabel! Ao olhar para Maria no primeiro dia do ano, temos a certeza de que ela nos protegerá, envolvendo-nos sempre com o seu véu quando o pecado nos assaltar e nos deixar nus da graça de Deus; por isso a invocamos como Mãe da Divina Graça!

      Confiamos a ela, como Mãe e Educadora, cada dia e hora deste novo ano. Deus lhe confiou os cuidados de seu Divino Filho e fez dela sua companheira na missão; assim também nós devemos a ela nos confiar. Dê à Mãe de Deus plenos poderes em sua vida e ela vai lhe moldando dia a dia na imagem de Jesus, no qual o Pai encontra toda a sua complacência.

      Dessa forma, iniciamos o ano com a verdadeira Porta do Céu, aquela que nos conduz ao Cristo por inteiro. Não existiria maneira melhor de depositar nossas esperanças, metas e lágrimas de um ano novo. Quem possui Nossa Senhora como Mãe, fortalece sua fé no que professa a Igreja e não admite superstições, simpatias ou outras formas de dividir sua fé com aquela que trouxe o Salvador com seu Fiat “faça-se”.

      Que este ano de 2024 seja um ano repleto de bençãos e graças sobre o olhar terno da Santíssima Virgem Maria que é Mãe de Deus e nossa Mãe, e juntos possamos estar cada vez mais na presença do seu Filho Jesus.

Deus abençoe!

Por: Jean Carlo,
Consagrado da Comunidade Cenáculo.

Compartilhe em suas redes sociais