‘’REZE PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO!’’

- Dia de Finados -
Publicado em 02/11/2023

        No Dia de Todos Fiéis Defuntos, a Igreja nos exorta a dedicarmos às orações pelas Almas que padecem no Purgatório, e assim , nos leva  a meditarmos a respeito delas, e em nossa vida eterna também. E nesse contexto, é preciso compreender que logo após a morte a alma humana apresenta - se diante de Deus para receber a sentença de seu juízo particular.

Ela, a alma, irá de forma definitiva e irreformável, para o inferno, caso tenha morrido em pecado mortal, para o céu, se estiver totalmente preparada para a visão beatífica, ou para o purgatório, onde deverá pagar a pena temporal de seus pecados e purificar-se das imperfeições que a impediram de entrar na glória eterna.

      Assim, não rezamos para que os mortos se salvem, pois depois da morte já está selado para sempre o destino de cada um deles. Os que vão para o Purgatório já estão salvos, porém, só terão acesso  a eterna bem-aventurança depois de terem sido purificados. Essas almas benditas que se acham em condições puramente penal, nada são capazes de fazer por si mesmas, por isso, podem ser ajudadas pelos sufrágios dos fiéis, na forma  de Missas, orações esmolas, jejuns e outras obras de piedade, e pelas Indulgências.


Arte: Leandra Leite, Consagrada da Comunidade Cenáculo

      Mesmo que nós não podemos saber se um parente  ou amigo nosso, falecido repentinamente e tragicamente, sem chances de receber os Sacramentos, foi para o inferno ou para o Purgatório, isso não deve de nos impedir de rezar, pois Deus não nega a ninguém os auxílios suficientes à salvação . Deus num ato supremo de misericórdia, saberá fazer bom uso dos sufrágios que nós Igreja oferecemos.

       Por isso é tão importante rezarmos pelos falecidos, as almas que estão no Purgatório dependem unicamente de nossas orações, da Igreja Militante, que somos nós, vivendo ainda nesse mundo para diminuírem a sua pena temporal. Com o propósito de nos orientar, a Igreja criou o costume de celebrar as Missas pelos fiéis defuntos , no caso da Missa de sétimo dia que liga à Ressurreição, que faz menção à vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a morte, e o Descanso, quando Deus descansou e sua obra foi consumada( a criação do mundo).

      Devemos lembrar que não se trata apenas de uma marca de uma semana após o falecimento, trata-se do dia do descanso, a plenitude que todos desejamos alcançar,  um dia, junto de Deus. Além de rezar as Missas de sétimo dia nas intenções daquelas pessoas que já partiram, a Igreja também nos orienta a buscar as INDULGÊNCIAS. A Igreja nos oferece algumas datas especiais ( Dia de Finados, Cristo Rei, e aquelas que o Papa apresenta), onde podemos alcançar graças para nós e também para as pessoas que já faleceram.  Através das Indulgências, as penas temporais que são dívidas obtidas pelo pecado, são apagadas, podemos assim, reduzir nosso tempo de passagem no Purgatório, e ajudar as almas das pessoas que já estão lá a chegar ao céu .

               Meditemos no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo João 6,37-40

       Naquele tempo, disse Jesus às multidões: " Todos os que o Pai me confiou virão a mim e quando vierem, não os afastarei. Pois eu desci do céu , não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia ."

Por: Silvana Beraldo,
Consagrada da Comunidade Cenáculo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

REDES SOCIAIS:
Facebook: @cenaculofranca
Instagram: https://www.instagram.com/comunidadecenaculofca/
Youtube: Comunidade Cenáculo

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compartilhe em suas redes sociais