"VOCÊ SABE O'QUE É A PEQUENA VIA DE SANTA TERESINHA?"

- SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS - PATRONA DA COMUNIDADE CENÁCULO
Publicado em 01/10/2023

     A vida de Santa Teresinha do Menino Jesus nos ensina que nós nascemos para Deus, nascemos para nos entregar á Ele de corpo alma e de todo nosso coração!
Teresa foi uma carmelita que deixou tudo para se entregar à Deus, para viver o que Deus sonhou para ela desde de toda eternidade. Desde então, quando as portas do clausura se fecham atrás de suas costas no dia de sua entrada no convento, o que talvez seria a angústia de uns, Teresa experimentou a paz em sua alma que  confirmou em seu coração a decisão que foi tomada em “morrer para o mundo e renascer para Cristo”. Dentre tantas graças que ela pode experimentar por meio da sua entrada no carmelo, uma delas foi a descoberta da “pequena via” que trata-se de um caminho pelo qual nos tornamos ofertas de amor a Deus nas pequenas coisas do dia a dia e esse caminho pode ser percorrido por cada um de nós .

      Teresa começou a entender os caminhos para percorrer esse pequena via ao experimentar da dor e sofrimento com o seu  pai enfermo. Isso levou Teresinha a oferecer á Cristo as dores de sua alma e do seu coração ferido ao ver seu pai doente e não poder fazer absolutamente nada. Essa forma de ofertar á Deus os pequenos sacrifícios enfrentados no cotidiano, trouxe uma lembrança ao meu coração. Me recordo de um certo dia ao qual eu estava em casa na época, com meus dois primeiros filhos, Arthur de 2 anos de idade e Bento com 6 meses apenas. Lembro que neste dia em especial eu me encontrava aflita, nervosa e decepciona comigo mesma pois eu não estava dando conta dos meus afazes domésticos e dos cuidados com as crianças. Mas uma coisa em especial tirava a paz do meu coração. Era dia de missão, de servir na minha comunidade dentro do chamado que Deus havia feito para mim.

        O dia estava muito tumultuado que eu não estava conseguindo parar um pouco e rezar pela minha missão, pelos meus irmãos de comunidade. Quando me dei conta já estava na hora de preparar a janta, comecei a “catar o feijão “ antes de cozinhá-lo.

Aquele gesto foi a minha oração e entrega á Deus. Ao limpar o feijão, Deus foi limpando meu coração, a cada pedrinha que eu retirava dos “feijões bons” eu também retirava do meu coração as “pedras “ que me incomodava. Comecei a nomeá-las : angústia, medo, ansiedade,ira, decepção,incapacidade. Esse foi meu ato de amor á Deus naquele momento, o meu servir a minha casa me levou a servir o meu Deus me entregando sem reservas e oferecendo os meus cuidados com a minha família,aquele dia difícil, como uma forma de sacrifício e amor ao Senhor!


Arte: Leandra Leite, Consagrada da Comunidade Cenáculo

      Teresa me fez recordar que essa “pequena via” é uma forma de santificar a nossa  alma não pela  grandiosidade dos atos, mas com a  intensidade com que cada ação é praticada fazendo com  que esse ato se torne em uma grande declaração de amor á Deus e ao próximo.

Em especial neste dia de hoje, ao reviver esse caminho de santidade ao qual Teresa nos deixou como um presente para nós, nos revelando o segredo para santificar nossa alma, somos convidados a refletir e com fervor viver e entender que o que santifica não são as pedras que encontramos no caminho ao tentar realizar a obra e sim a intensidade do amor que colocamos  em tentar fazer a obra.

     Que Santa Teresinha do Menino Jesus, possa rogai por nós para que possamos entender todos os dias como percorrer a “pequena via” do fundo do nosso coração e de toda a nossa alma.

Por: Thays Menzote,
Consagrada da Comunidade Cenáculo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

REDES SOCIAIS:
Facebook: @cenaculofranca
Instagram: https://www.instagram.com/comunidadecenaculofca/
Youtube: Comunidade Cenáculo

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compartilhe em suas redes sociais