O significado do nome do Arcanjo Miguel é em forma de pergunta: “Quem como Deus?”, uma pergunta que ao mesmo tempo é uma afirmação, pois não existe nada e nem ninguém como Deus! A origem do nome Miguel é hebraica, que significa “Aquele/Quem como Deus”, ou seja, “semelhança de Deus”, sendo referenciado como um símbolo de humildade diante de Deus.
Houve uma batalha no céu, onde Lúcifer, que quer dizer “anjo de luz”, ao saber do plano divino da Encarnação, onde Deus assumiria a natureza humana, se revolta por não ser o escolhido por Deus para essa missão, diante disso seduz outras anjos na sua rebeldia, ficando conhecido também como o “pai da mentira”. E nessa batalha São Miguel se levanta e com um brado diz “Quem como Deus”, resultando na expulsão de Lúcifer do céu, levando também todos os outros anjos que foram seduzidos pela revolta de Lúcifer.
“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não havia lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos. Eu ouvi no céu uma voz forte que dizia: “Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus. Mas estes venceram-no por causa do sangue do Cordeiro e de seu eloquente testemunho. Desprezaram a vida até aceitar a morte.” (Apocalipse 12, 7-11).
É dogma da Igreja a existência dos anjos, pois é uma verdade inquestionável contida nas Sagradas Escrituras, anunciada nos Concílios, afirmado pelos Santos padres e ensinado por todos os teólogos que são fiéis ao Magistério da Igreja. No Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 336 diz “Desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida. Desde este mundo, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus.”
A Quaresma dedicada ao Arcanjo Miguel tem seu início no dia 15 de agosto, e começou a ser espalhada pelos discípulos de São Francisco de Assis, e até hoje mantemos essa tradição, sendo um tempo especial de oração e penitência. Mas, para viver esse tempo de forma intensa, precisa-se ter os devidos cuidados para não cairmos em superstições, deixando de lado os sentimentos e práticas religiosas, por isso o nosso coração deve-estar em comunhão com Deus e com bons propósitos.
Diante de tantas realidades que estamos enfrentando, nas nossas vidas e famílias, situações desafiadoras frente aos valores, éticos e moral cristã, vamos nos unir e guerrear em oração, e junto com São Miguel proclamarmos “Quem como Deus.”
Peça a intercessão de São Miguel, durante todo seu dia, para te defender dos embates, das tentações e ciladas do inimigo.
São Miguel proclama e nossa alma clama “Quem como Deus!”
Bibliografia:
- Bíblia Católica Ave Maria;
-Catecismo da Igreja Católica, § 336;
-Devocionário de São Miguel Arcanjo – Comunidade Cenáculo.
Por: Josilene Facioli,
Consagrada da Comunidade Cenáculo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REDES SOCIAIS:
Facebook: @cenaculofranca
Instagram: @comunidadecenaculofca
Youtube: Comunidade Cenáculo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------