"QUINTA-FEIRA SANTA"

"Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa antes de sofrer" Lc 22,15
Publicado em 22/03/2024

         Na quinta-feira Santa iniciamos o Tríduo Pascal, onde celebramos a instituição do sacramento da ordem e também a instituição da Eucaristia. Mas porque chamamos de Tríduo Pascal?

         Tríduo se remete a três dias, mas na contagem dos dias para os judeus, o dia se inicia após o sol se pôr e aparecer as três primeiras estrelas no céu, ou seja, na quinta-feira à noite já é sexta-feira, remetendo-se assim que Jesus celebrou a última ceia no mesmo dia em que foi crucificado e morreu por nós. Ligando a Eucaristia ao sacrifício de Jesus na cruz. Nas primeiras horas daquele que seria o dia em que Ele se entregaria por nós, Ele toma o pão e o vinho e naquele momento se entrega em corpo e sangue pela humanidade através da Eucaristia.

         Neste dia também celebramos o lava pés, nos mostrando o momento em que Jesus se rebaixa até a nossa sujeira, até os nossos pés, indicado pelos pés dos apóstolos para nos limpar e lavar dos nossos pecados e faltas: "O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos". (Mc 10, 45). Jesus dá a sua vida por nós através do serviço, lavando nossos pés, para que nós também possamos através do nosso servir aos irmãos dar a vida e derramar o nosso sangue como Jesus fez para resgatar a muitos.

Arte: Ana Boiani, Membro da Comunidade Cenáculo.

          No final desta celebração da Ceia do Senhor, o Santíssimo é transladado e o sacrário fica vazio, nos levando a memória que neste momento Judas Iscariotes chega até Jesus com os soldados, e com um beijo ele comete a traição a nosso Senhor dando início a sua paixão, nos colocando em uma reflexão interior até o momento de sua ressureição.

          Que neste início de Tríduo Pascal, nesta quinta-feira Santa, possamos estar com os nossos corações abertos a tudo o que Jesus quer nos ensinar e nos mostrar para que junto com Ele possamos viver a sua paixão, morrer para a nossa vida e ressuscitarmos com Ele para a vida eterna.

Por: Jean Carlo,
Consagrado da Comunidade Cenáculo. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

REDES SOCIAIS: 
Facebook: @cenaculofranca 
Instagram: https://www.instagram.com/comunidadecenaculofca/ 
Youtube: Comunidade Cenáculo 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compartilhe em suas redes sociais