“Domingo de Ramos”

O Domingo de Ramos é o dia que se inicia a Semana Santa...
Publicado em 22/03/2024

       O Domingo de Ramos é o dia que se inicia a Semana Santa. Dia que relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer sua paixão, morte e gloriosa ressurreição. Seis dias antes da Páscoa foi Jesus a Betânia onde vivia Lázaro, que Ele ressuscitara. Deram ali uma ceia em sua honra. (João 12, 1-2). No dia seguinte, uma grande multidão que tinha vindo para a  festa de Páscoa dos judeus para se purificarem, procuravam Jesus e falavam entre si se Ele apareceria, pois os sumos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que O denunciassem e aprisionassem.

       Nisso, eis que vem Jesus montado num jumentinho e os que o conheciam e já O tinham visto operando milagres, O saudavam com Ramos de Palmeiras dizendo: “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mateus 21, 9); (Hosana é um termo no hebraico que significa salva-nos te imploramos ou te imploro.) Ao pensarmos que, se Jesus sabia que estava sendo procurado, porque escolheu a festa da Páscoa dos judeus para retornar a Jerusalém?. Se Ele conhecia muito bem a todos e voltou é porque Ele sabia que algo aconteceria. Sabia que sua volta seria para que tudo fosse confirmado, certo?

Arte: Ana Boiani, Membro da Comunidade Cenáculo.

      O profeta Zacarias no seu capítulo 9, versículo 9 nos diz: Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém, eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta. Entende-se que Jesus dá a Jerusalém a chance de se redimir e converter de suas faltas, mas Jerusalém deu-lhe as costas, desejando lhe prender. Jesus lamenta por Jerusalém. “Oh! Se tu também ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz! ... Mas não, isto está oculto aos seus olhos.” (Lucas 19,42).

São Lucas nos confirma em seu capítulo 19 versículo 42, que Jesus lamenta por essa falta de conversão.  Com isso chegamos à conclusão que nós somos a Jerusalém! Jesus vem até nós nesse tempo de quaresma, para que possamos nos arrepender de nossos erros e darmos gritos de socorro ao verdadeiro Rei e Senhor de nossa vida. Gritai ó filhos de Jerusalém.

Hosana! Bendito é o que vem em nome do Senhor. Hosana nas Alturas!

Por: Elen Mesquita,
Consagrada da Comunidade Cenáculo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REDES SOCIAIS:
Facebook: @
cenaculofranca
Instagram:
https://www.instagram.com/comunidadecenaculofca/
Youtube:
Comunidade Cenáculo

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compartilhe em suas redes sociais