“Uma Santa Missa tem mais valor que todos os tesouros do mundo”. São Leonardo de Porto-Maurício
Publicado em 10/09/2023
A Santa Missa, também chamada de Eucaristia, é o memorial perpétuo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Entendendo que a Missa é essa celebração do Mistério Pascal de Cristo, é o próprio Jesus quem nos convida-a vivenciarmos tão grande mistério: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a Carne do Filho de homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós” (Jo 6,53). Sabendo o quão importante é a Eucaristia, o apóstolo Paulo nos orienta a não participarmos da Santa Missa de qualquer forma, mas antes nos prepararmos bem. O apóstolo nos diz: “Examine-se cada um a si mesmo e, assim, coma o pão e beba do cálice, pois quem come e bebe sem distinguir devidamente o corpo, come e bebe sua própria condenação” (1Cor 11,28-29).
Na encíclica “Caritas in Veritate” o Papa Bento XVI nos recorda que no início do século IV, quando o culto cristão era ainda proibido pelas autoridades romanas, alguns cristãos do norte de África, em Abitinas, desafiaram a proibição de celebrar o dia do Senhor. Foram martirizados enquanto declararam que não lhes era possível viver sem a Eucaristia, alimento do Senhor: “Sine dominico non possumus” – “sem o domingo, não podemos viver”. Estes mártires de Abitinas nos ensinam que também nós não podemos viver sem participar do sacramento da nossa salvação.
A Santa Missa está organizada em quatro ritos: Ritos Iniciais, Rito da Palavra, Rito Eucarístico e Ritos Finais. Cada momento apresentado acima é fundamental e nos prepara para chegarmos ao centro da nossa fé: O mistério pascal. Na hora da consagração, que se dá no rito Eucarístico, o sacerdote através das orações, torna Cristo presente como naquele primeiro dia com seus apóstolos. Assim, acontecem a paixão, morte e a ressurreição de Cristo em um único evento, só que sem derramamento de sangue como da primeira vez. Após esse momento da consagração, o pão eo vinho se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo e o sacerdote proclama: “Eis o mistério da fé”, então nós respondemos: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição, vinde Senhor Jesus.” Há uma torrente de graças neste momento, por isso devemos acompanhar atentos, de olhos bem abertos, cada palavra e gesto realizados pelo sacerdote, porque é o Cristo que se entrega novamente por nós.
São Leonardo de Porto-Maurício nos diz: o sacrifício oferecido em cada Santa Missa é o mesmo oferecido na Cruz, a única diferença é o modo. Na Cruz o sacrifício foi com o derramamento de sangue, ou seja, de forma cruenta; já na Eucaristia, não há derramamento de sangue, ou seja, ele é incruento. A vivência da Santa Missa nos proporciona as graças da nossa redenção.
Arte: Maria Castro, Voluntária da Comunidade Cenáculo
O protagonista da Sagrada Liturgia é Jesus, que oferece ao Pai o dom precioso de Si mesmo. Não é a comunidade que está no centro da Missa; a ação principal não está sendo realizada nem pelo sacerdote nem pela assembleia, mas por Jesus. Para participar ativamente da Santa Missa, os fiéis devem ser motivados a perscrutar o que se passa no altar, e não inventar jograis, danças ou outras coisas que, em última instância, acabam desviando o foco de toda a ação litúrgica da Cruz.
Participarmos da Santa Missa principalmente diariamente, poder comungar o Corpo e Sangue de Cristo para nós tem que ser tudo em nossa vida pois assim podemos estar intimamente ligados ao coração de Jesus Cristo. Ele é aquele que nos entrega diariamente todo o seu amor através do seu corpo e sangue nos levando a viver a sua vida pregando o evangelho e sendo um com Ele aqui nesta vida, para sermos um com Ele na glória dos céus.
Deus Abençoe!
Por: Jean Carlo,
Consagrado da Comunidade Cenáculo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REDES SOCIAIS:
Facebook: @cenaculofranca
Instagram: @comunidadecenaculofca
Youtube: Comunidade Cenáculo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------