Eis a minha herança! Eis o meu lugar no coração de Deus, como Celibatária, o meu feliz lugar!
Publicado em 28/04/2023
Somente a tribo de Levi é que Moisés não destinou uma herança, o Senhor DEUS DE ISRAEL, É A SUA HERANÇA, como havia prometido.” (Josué 13, 14)
A revelação cristã reconhece duas formas especificas de realização completa da vocação do amor do ser humano, matrimonio e celibato, e tanto uma quanto a outra em sua forma própria, representa a realização da verdade mais profunda a respeito de o homem ter sido criado à imagem de Deus (Pe. Enéas de Camargo).
Hoje partilharemos sobre o Celibato, ainda existem muitas dúvidas acerca desse estado de vida, vivido por tantos homens e mulheres desde tantos anos. São João Paulo II nos diz que abraçar livremente uma vida de celibato não significa renegar a própria sexualidade, como tantos dizem, mas sim reconhecê-la como um aspecto essencial de um entrega total de si para o outro, por amor ao Reino dos Céus, procurando viver na pureza não somente de coração e alma, mas em tudo, comportamentos, palavras, suas relações, tudo deverá revelar a beleza da sua vocação. E isso se torna fonte fecunda, não física, mas espiritual.
São João Paulo II também diz, que a pessoa celibatária deve submeter “a pecaminosidade de sua humanidade aos poderes que emanam do ministério da redenção do corpo, como qualquer outra pessoa deve fazer” (Tdc77,40), é por isso que ele fala que o chamado ao celibato não é só uma questão formativa, mas de transformação.
A vocação celibatária ou celibato consagrado é uma experiência de amor, onde Jesus atrai e realiza na alma e no coração do homem essa transformação profunda, uma realização de vida inédita e plena, plenitude porque vejo que na vocação celibatária isso é real e profundo. Pleno significa que está cheio, completo, sem restrições, total, inteiro, absoluto e perfeito, e foi Jesus quem inaugurou esse estado de vida.
Arquivo da Comunidade Cenáculo | Ihara, Diácono Fernando, Alexandre, Ernane e Vinícius | Celibatários pelo Reino dos Céus.
O celibato tem um sentido: Celibato pelo Reino dos Céus. É um compromisso assumido por Deus, portanto, existe uma missão por trás desse chamado. É por causa do Reino. O celibatário porta uma missão específica, que aponta para uma realidade eterna, ele vai aspirar para a humanidade que será plenificado no amor de Deus, viemos de Deus e voltaremos para Ele. Por isso, o celibatário não rejeita o casamento, mas ele o oferece por causa de uma vocação, e tem a alma desposado pelo próprio Cristo.
O celibatário, por graça de Deus, é chamado a amar a Deus com o seu coração humano, para que Deus o ensine a amar os outros com o coração divino, ele é chamado a não excluir ninguém, mas em todas as relações interpessoais precisa ficar claro a centralidade de Deus.
Quem abraça esse estado de vida ama a Deus e as coisas d'Ele, por isso, é chamado a amar todas as pessoas, mas sem esquecer-se que ele tem um amor maior, Deus. Sendo assim, capaz de uma realização plena, porque o Amor de Jesus Cristo é tudo isso: preenche os vazios, completa e, de modo especial, é um amor realmente perfeito, porque n’Ele todas as realidades são perfeitas e essa graça é capaz de ultrapassar toda a existência daquele que Ele escolhe para esta vocação.
Em Mt 19 Jesus diz: “todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.” Essa promessa é exigente e ao mesmo tempo animadora, porque oferece bens muito superiores. É subir na Cruz unindo nosso corpo ao de Cristo Crucificado com a certeza da vida que dela brota, dar TUDO pelo TUDO.
Vocação celibatária: esse chamado de Deus é causa de alegre realização e de uma vida plena, considerando a força e o poder d’Aquele que conquistou e seduziu, é um sinal de que o verdadeiro e perpétuo casamento só se dará no céu, entre Deus e suas amadas almas.
E isso é só um pouco do que poderíamos falar acerca desse estado de vida, e finalizo dizendo como complemento da frase que inicia está pequena partilha:
Eis a minha herança! Eis o meu lugar no coração de Deus, como Celibatária, o meu feliz lugar!
Ihara Nascimento,
Celibatária Consagrada da Comunidade Cenáculo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REDES SOCIAIS:
Facebook: @cenaculofranca
Instagram: @comunidadecenaculofca
Youtube: Comunidade Cenáculo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------